Roxs 42BB fica perto ou em órbita da jovem estrela ROXs 42B, que está a cerca de 440 anos-luz de distância. A estrela é um membro da região de formação de estrelas ρ Ophiuchus. Porém, algo estranho vem intrigando os cientistas nos últimos dias.

Objeto desconhecido em torno de estrela intriga astrônomos

“Temos medidas muito detalhadas deste objeto, incluindo um espectro revelando sua gravidade, temperatura e composição molecular”, disse Thayne Currie, da Universidade de Toronto, e principal autor do artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

“Ainda assim, não podemos ainda determinar se é um planeta ou uma estrela fracassada – que chamamos de ‘anã marrom‘. Dependendo do que você considera na medição, a resposta poderia ser qualquer uma.”

Roxs 42BB é cerca de 9 vezes mais massivo do que Júpiter, e está abaixo do limite que a maioria dos astrônomos usa para distinguir planetas de anãs marrons, que são mais massivas.

Objeto estranho muda o olhar no cosmos

No entanto, o objeto está localizado 30 vezes mais longe da estrela do que Júpiter está do sol, utilizando as métricas da astronomia que distingue a forma do universo.

A maioria dos astrônomos acredita que os planetas gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, se formaram pela acreção de núcleo, processo no qual os planetas se formam a partir de um núcleo sólido que, em seguida, desenvolve um envelope gasoso maciço. A acreção de núcleo funciona eficientemente mais perto da estrela-mãe, devido ao tempo necessário para formar o núcleo.

Uma teoria alternativa proposta para a formação de planetas gigantes de gás é a instabilidade do disco – um processo pelo qual um fragmento do disco em torno de uma jovem estrela desmorona diretamente sob sua própria gravidade em um planeta. Este mecanismo funciona melhor mais longe da estrela-mãe, como é o caso de Roxs 42BB.

“O novo objeto a borra a distinção entre planetas e anãs marrons”, disse Currie. Novas observações são necessárias para confirmar a identidade do desconhecido objeto. [Sci-news]

Equipe dedicada a trazer o melhor dos assuntos incrivelmente insólitos para os leitores. Equipe especializada em pesquisa e divulgação de informações que normalmente não é publicada nas mídias tradicionais.