Olho do Saara Mistérios da Humanidade

No ano de 1965, Gemini IV era o nome da missão espacial que ficou 4 dias orbitando a Terra com o objetivo registrar a superfície da Terra procurando padrões circulares que representam impactos de asteroides ou objetos que caíram do espaço. O Olho do Saara descoberto nesta missão é uma incrível estrutura circular de aproximadamente 40 quilômetros de diâmetro na Muritânoa, extremo oeste do grande deserto.

O Olho do Saara descoberto nesta missão é uma incrível estrutura circular

Depois de mais de 50 anos, a formação ainda é um mistério para os cientistas. Conhecido também como Richat, o Olho do Saara foi formado anterior a 100 milhões de anos, conforme analise de geólogos.

Significa que quando o mega-continente Pangeia iniciou a separação devido aos movimentos das placas tectônicas, pedras e rochas incineradas foram espremidas em direção à superfície.

Olho do Saara foi formado anterior a 100 milhões de anos

Mas, não teriam erguido à superfície todas as rochas, sendo formadas várias camadas, como uma bolha. Esses movimentos também trouxeram a origem falhas que circundam o Olho do Saara. Observando o ponto central da formação, as rochas também apresentam calcário derretido, que criaram as rochas sedimentares.

Olho do Saara é melhor visto do espaço

A estrutura teria se formado a 100 milhões de anos, a bolha mencionada acima desmoronou parcialmente, e a erosão mudou toda essa estrutura que observamos nos dias de hoje.

Olho do Saara é melhor visto do espaço

Os anéis no local são feitos de rochas de vários tipos, concebidas em velocidades diferenciadas. Já o local mais claro próximo ao centro é rocha vulcânica, surgida através de explosões.

Possível Semelhança com a descrição de Platão sobre Atlântida
Possível Semelhança com a descrição de Platão sobre Atlântida

Como o olho é mais visível do espaço, quem vê-lo torna inesquecível. Existem várias lendas e mistérios sobre este local, como o caso desta estrutura ser restos d de Atlântida, a cidade perdida, que Platão descreveu com “anéis concêntricos de terra com água”

Olho do Saara visto do Espaço

E você o que acha deste local? Seria uma possível resquício da mitologica cidade? Qual a sua opinião sobre este assunto, comente em nossa sessão de comentários, confira também estes locais fantásticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CommentLuv badge