A capital do carioca, Rio de Janeiro é conhecida por vários pontos turísticos, como o Cristo, Corcovado e o Pão de Açúcar, mas os moradores que a o mistério da Pedra da Gávea traz um maior fascínio.

Com cerca de 841 metros de altura, o local é a mais alta montanha na beira do mar no Planeta.

Pedra da Gávea: As lendas que ainda intrigam este lugar

Este fascínio cresce ainda mais quando ouvimos e pesquisamos sobre as inúmeras lendas que rondam este local.

Vamos, através desse artigo, dizer absolutamente tudo sobre este local misteriosos e o porquê traz tantos curiosos do mundo inteiro.

Por que Pedra da Gávea?

Vamos começar aprofundando um pouco na história, que por sua altura e a sua proximidade com o oceano, a Pedra da Gávea foi o primeiro acidente geográfico do Rio de Janeiro ao ser batizado pelos descobridores na expedição de Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio, a quem batizou o continente.

Foi denominada como “cesto-de-gávea”, que remete ao posto de observadores no alto das caravelas, por volta do ano 1505.

Os Fenícios no Brasil

Por volta do começo do século XIX, o imperador D.Pedro I recebeu um relatório do padre Benigno da Cunha, dizendo que existiam estranhas inscrições na lateral superior da Pedra.

Já em 1839, o Instituto de História e Geografia do Brasil resolveram mergulhar a fundo nessas inscrições de maneira a criar uma comissão de estudo criada pelos historiadores Cunha Barbosa, Manoel de Araújo Porto Alegre e o Capelão Imperial Rodrigues Monteiro para estes estudos.

Pedra da Gávea: As lendas que ainda intrigam este lugar

Foi realizada uma expedição que percorreu cada ponto acessível da montanha, catalogando todas as marcas, detalhes e inscrições, concluindo afinal, que, eram inscritos com caracteres fenícias.

O Túmulo do Rei Bad-hezir

Analisando as escrituras um rabino especialista em línguas antigas, traduziu o inscrito como “Tyro, Phenicia, Badhezir, Primogênito, Jethbaal“, e segundo historiadores, Badhezir sucedeu o pai JethBaal como rei de Tyro, cidade da Fenícia de grande importância, 850 a. C.

Imagem do Instituto de Pesquisa UFRJ

Conforme dizem pesquisadores, Badhezir teria fugido junto com toda a corte e parte da população de Tyro durante algum momento de conclito com Salmanaser III, imperador da Assíria.

No ano de 1931, foi foi criada outra expedição de excursionistas a fim de subir a montanha para observar melhor as tais inscrições e tentar localizar o túmulo do Rei Badhezir, e nada foi encontrado.

Mais expedições foram criadas em 1930 e 1940 com alpinistas e arqueólogos realizando algumas escavações sem chegar à nenhuma descoberta expressiva.

Fatos intrigantes na Pedra da Gávea

Alguns fatos intrigantes ainda rondam o local, como a aparência de um rosto humanoide com um capacete e barbas em uma das caras do morro.

Muitos afirmam que a pedra também se parece com um sarcófago, e o topo lembraria uma esfinge de uma estátua alada fenícia.

Pedra da Gávea, tudo sobre um dos maiores mistérios do Brasil
Imagem do Instituto de Pesquisa UFRJ

As pedras gigantes no alto da cabeça também é um fato intrigante, a grosso modo, daria a entender que uma representação de coroa de rochas teria sido colocadas ali.

Pedra da Gávea, tudo sobre um dos maiores mistérios do Brasil

Um ponto interessante também é uma pedra no formato de uma pirâmide localizado na area dessa coroa. Algumas figuras também nessas pedras se parecem com raios.

Um dos fatos mais interessantes é a rocha que se parece com um imenso portal, na face oposta à das inscrições que aparenta uma entrada para um túmulo, que segundo entusiastas da teoria da “terra Oca” seria uma passagem para o reinado subterrâneo de Agharta

Portal de Argatha Pedra da Gávea, tudo sobre um dos maiores mistérios do Brasil

Em 1946, alpinistas do chegaram pela primeira vez em uma caverna suspensa no meio do paredão do lado direito da cabeça, e descobriram a passagem bem estreita que atravessa toda a Pedra da Gávea saindo para o outro lado.

A Lenda da Escadaria

Uma lenda que é bem conhecida entre os “trilheiros” da cidade envolvendo a Pedra da Gávea, seria de uma longa escada que estaria dentro de uma gruta localizada no pé do paredão que se encontra com o mar.

Imagem ilustrativa

Esta área estaria sobre o nível do mar, e na parte interna haveria uma escada imensa que entraria para dentro da montanha.

A lenda diz que dois mergulhadores ao encontrar a gruta entraram e subiram as escadas e perderam os sentidos, acordando no topo da montanha.

Pedra da Gávea Misterioso local

Comente o que achou deste artigo. Acompanhe cada novidade no Mistérios da Humanidade, sempre um assunto intrigante para você

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CommentLuv badge